segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ser Cristão sem Frequentar a Igreja


 Realmente, uma das grandes tendências doentias hoje é que, mesmo dentro da igreja, haja o individualismo.
Mas vou deixar que um dos teólogos mais ouvidos e respeitados em todo o mundo, responda.
Russell Burrill explica que
o duro individualismo… faz com que os [cristãos] pensem que podem servir a Deus separados de qualquer ligação com a comunidade de fiéis. Tal pensamento é absolutamente estrangeiro ao pensamento dos cristãos do primeiro século.
Este envolvimento em uma comunidade de crentes [é] o que a maioria dos cristãos precisa desesperadamente nos dias de hoje. Ao invés de uma opção para os cristãos… seria impossível ser um cristão do Novo Testamento e não estar envolvido na comunidade. Cristãos isolados não são cristãos, mesmo que seus nomes estejam nos livros das nossas igrejas. Comunidade não é obtida ao tornar-se membro, mas também não é obtida sem tornar-se membros. Comunidades cuidadosas onde as pessoas verdadeiramente ministram uns aos outros são a base em que toda missão real pode acontecer nas igrejas adventistas.
As igrejas adventistas modernas tornaram-se muito dependentes dos pastores que, em grande parte das igrejas, sem ele nenhum ministério é possível. Como resultado, os adventistas possuem um clero frustrado e esgotado. Os desafios de pastorear não serão resolvidos se pedirmos para que os pastores tornem-se mais qualificados em mais áreas. Carl George descreveu a necessidade da maioria das igrejas:
Mostre-me uma igreja grande e centralizada no pastor e eu lhe mostrarei uma equipe de clero cansada. Mostre-me uma igreja grande, dirigida por leigos, organizada de maneira simples onde o clero não está exausto por estar trabalhando demais, e eu lhe mostrarei uma igreja não irá parar de crescer, pois serão capazes de cuidar muito bem ao chamar Deus a uma nova vida através disso.
A essência do pecado é a tentativa de viver separado da comunidade, isolado uns dos outros.
Os adventistas com freqüência proclamam que Deus quer restaurar a humanidade a Sua imagem. Se for assim, então, no coração do adventismo deve haver o desejo de restaurar as comunidades quebradas em comunidades que reflitam a imagem divina.
É por isso que me apego, com unhas e dentes, ao conselho bíblico:

“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia”.

Como tarefa de casa, recomendo-lhe a leitura de Hebreus 10:19-39. Duvido que, ao ler atentamente este texto, você não seja impactado.
Um abraço do pastor que muito quer ver você na congregação de crentes que estará no Céu,

Nenhum comentário:

Postar um comentário